top of page

Museu Municipal de Garopaba: nossa cidade merece preservar sua história

  • Assessoria
  • 9 de jun.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 17 de jun.

ree

Na última sessão da Câmara de Vereadores (03/06), o vereador Rodrigo Oliveira (PT-SC) realizou a Indicação nº 68/2025, que propõe a transformação do atual prédio da Administração da Prefeitura Municipal em um Museu Público dedicado à história da cidade. A ideia é aproveitar o valor histórico e arquitetônico do edifício para criar um espaço que preserva a memória de Garopaba, ao invés de construir um novo Centro Administrativo como planeja a atual gestão.


Por que criar um Museu Municipal?

O prédio da prefeitura, construído na década de 1960 pelo primeiro prefeito de Garopaba, João Orestes de Araújo (Joca), é um marco importante. Ele foi o primeiro edifício erguido com recursos públicos na cidade e já abrigou tanto o Poder Executivo quanto o Poder Legislativo. Por isso, transformá-lo em um museu é uma forma de preservar a história, valorizar o patrimônio e também atrair os visitantes.


“É preciso um local que guarde e compartilhe a memória de Garopaba, com documentos, objetos e histórias que contam o passado da nossa cidade. O prédio, apesar de sua importância, não está em boas condições estruturais. Por isso, queremos buscar recursos do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, para reformar e conservar o edifício. Além disso, o museu pode se tornar um ponto de interesse para moradores e turistas, fortalecendo o turismo cultural”, reforça Rodrigo.

Benefícios para Garopaba

A criação do Museu Municipal não apenas vai proteger um prédio histórico, mas também vai oferecer um espaço para que as futuras gerações conheçam a história da cidade, como as tradições que remontam tanto aos povos Guarani quanto à colonização açoriana e a influências das comunidades quilombolas. 

Um museu para salvaguardar a memória das práticas tradicionais, como a pesca artesanal, a confecção de balaios, esteiras feitas da vegetação local, os engenhos, as festas como o Boi de Mamão e a conexão com os quilombos Aldeia e Morro do Fortunato. Além disso, um espaço para acolher e proteger peças importantes dos povos Tupi-Guarani, oriundas dos mais de 24 sítios arqueológicos mapeados no município.

Assim, a indicação do vereador ao Poder Executivo é uma proposta que pode unir preservação histórica, desenvolvimento cultural e turismo, garantindo que a memória de Garopaba seja celebrada e protegida por muitos anos.


 
 
Slogan-AZUL.png
logo-PT.png
bottom of page